Aguarde...

Em segundo leilão, Metalúrgica Duque de Joinville foi arrematada.

No dia 8 de fevereiro de 2021, segunda-feira, a massa falida da antiga Metalúrgica Duque arrecadou o valor de R$ 42.801.200,00 em leilão realizado na modalidade online e com transmissão ao vivo nas redes sociais, pelo leiloeiro público Daniel Garcia.

Por meio de ampla divulgação direcionada ao público-alvo, feita tanto pela imprensa como em mídias sociais, o leilão contou com forte participação (cerca 50 usuários ativos) e arrematações disputadas.

O destaque do leilão foi um terreno situado em Joinville, que recebeu um total 118 lanços. Outrossim, apesar da realização do leilão tão somente de maneira virtual, o planejamento e a segurança do sistema eletrônico garantiram celeridade, transparência e imparcialidade do ato, além de excelente engajamento. O número de visualizações no site em que ocorreu o leilão foi de 4.363.

Além de tudo, a excelência e a eficácia desse leilão serviram aos propósitos tanto de credores como de arrematantes. O administrador judicial da Massa Falida da Metalúrgica Duque, Dr. Agenor Daufenbach Júnior, declarou para a Assessoria de Imprensa do TJSC estar satisfeitos com o resultado do segundo leilão, visto que o valor arrecadado possibilitará o pagamento de um considerável número de credores.

A falência da Metalúrgica Duque foi decretada em 2019 e a 6ª Vara Cível da Comarca de Joinville autorizou a realização de dois leilões no ano passado.

Além do terreno supracitado, também foram arrematados outros terrenos situados em Joinville, bem como o parque fabril da massa falida e uma cobertura no Ed. Parque Residencial Ste Mere L’Eglise, com vagas de garagem. Ainda, terrenos rurais em Campo Alegre e bens móveis foram leiloados na mesma oportunidade.

O Parque Fabril, em seu segundo leilão, teve suas condições de pagamento para entrada flexibilizadas para o mínimo 10% sobre o valor do lance e o restante em até 72 parcelas mensais. O bem foi arrematado por uma empresa de transportes e uma administradora de bens, ambas de Brusque-SC.

O desconto de até 50% foi ofertado em razão da ausência de licitantes interessados no primeiro leilão, realizado em 3 de fevereiro, sendo a redução do valor avaliado e condições de pagamento facilitadas de acordo com a lei.

Anteriormente, alguns bens móveis já tinham sido arrematados, como máquinas e equipamentos, além de veículos (automóveis e semirreboques).

Sobre a Duque

A Metalúrgica Duque tinha como atividade principal a fabricação e a comercialização de peças para os mercados interno e externo, destinadas a seus clientes industriais, produtores de bicicletas, eletrodomésticos e refrigeradores, além de montadoras de produtos do segmento automotivo. Teve, entre seus principais clientes, a “Whirlpool” e “Electrolux”.

Considerada uma das empresas pioneiras no processo de industrialização na cidade em que estava sediada, foi uma das mais importantes indústrias de Joinville nas décadas de 1980 e 1990.

Apesar de passar por tentativas de recuperações judiciais a partir de 2014, as crises econômicas e a falta de modernização de seu mercado fizeram com que em 2019 sua falência fosse decretada.